quarta-feira, maio 27, 2009

O assalto

:)) Oix

Antes de mais alguma cena queria pedir isculpas por esta minha ósencia sem dar caneko, ké como qm diz, sem dar uma expricaçãozinha. Pertantos vou dar: - ando sem tempo e sem paxorra, para quase tudo. É papelada q nunca maizacaba, é ter q mexer em m3rdas q n devo, é xegar aki ao blog e ele n andar nem pa trás nem pá frente, é eu começar a desenhar e esta cena encravar, daahhhhhhhhhhh, enfim, tou sem paxorra memo. Já pa n falar nos probleminhas q vão surgindo a nivel de saúde...grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!! dá pa ver q tou memo q NUMAGUENTO NÉ?? ataum deixo me tar xogadita pa numincomodar mais :)

Falei em assalto né?? pois foi, e passo a contar:

A minha irmã tem andado doentita, c temperaturas e tal, gripezita, e um destes dias saiu de casa para ir à farmácia, aproveitou e foi aos correios, bulgo CTT.
Entrou e tal e mai n sei k e ósrepente entram dois gajos e dizem:

- Tudo encostado kisto é um assalto, se n se mexerem ninguem se magoa!!

E assim foi ou aconteceu, os gajos c uns empurrões encostaram o ppl ao balcão, c uns empurrões mais fortes trataram dos funcionários dos ctt, enfim, panico instalado né?? eles usaram armas brancas.

Faço ideia do estado em q ficaram, segundo a minha irmã uma das funcionárias estava estatica, n se mexia, é q nem os olhinhos se moviam. A minha irmã apoiava uma senhora idosa acompanhada pelo marido, a senhora só lhe dizia q ía desmaiar, e a minha irmã pedia lhe calma, baixinho. Mas depois de eles sairem a senhora desmaiou mesmo e ao cair magoou se e teve q ser levada pelo inem. Xegou a policia, grande aparato policial, policias a correr em todas as direcções, cena a q pouco estamos habituados. Ficaram fexados nos ctt c a PJ a fazer perguntas e a recolher identificações. As descrições dos 2 gajos foram feitas apesar de ninguem lhes ter visto a cara, foi uma confusão pq os vestiram de todas as cores e feitios. Este tipo de cenas deve ser mui complicado para a policia apanhar qm quer q seja né??

A minha mana diz q anda cum azar do catano, esta foi a segunda vez q foi assaltada, a 1ª eu contei aki no blog, há já mui tempo, n neste mas num outro anterior, nesse assalto ela teve uma arma apontada/encostada ao pescoço no local de trabalho, uma bomba de gasolina. Diz ela q começa a ter calo nestas cenas, e talvez tenha razão, a aparencia dela n era de panico, era de desassossego, inquietude. Diz ela q qq dia entra nos correios e mesmo q esteja uma fila enorme de ppl os funcionáriios lhe vão dar prioridade c medo q ela xame maus agoiros :))

Vá, fikem mais q bem e fazeinde o favor de serem felizes :))

xinhinhus pa tus todos da lua

Sandra.

segunda-feira, maio 18, 2009

hum!!

yellow :))

Mais blue pq o dia tá linduu :)

Today tenho o meu bimbinho em exame, prova de aferição. É engraçado, o gajinho tá calminho, ótóconfiante :)) Eu q tou mais nerbosa kele, mortinha kele me conte tudo e tudo, como correu, como deixou de correr, se falou na sala, se num falou, se o deixaram respirar, enfim tudo :))

Este exame dele n conta para nota, é apenas um exercicio, uma preparação, um ensinamento, uma consciencialização do q é uma prova. Eu axo bem, eles ficam mais preparados.

O caxo estranho é a folha informativa do exame. Epah tanta cena, tanta regra credu!! Eu só de fixar akilo té miskecia da matéria :)))

Bufainde me, bufainde me carago :))

fikainde benhe e fazeinde o fabor de serem felizes

xinhinhus pa tus todos da lua

Sandra.

nb - N se esqueçam de visitar o cantinho inspecial para verem as coisinhas mais q lindas da minha mana :)

ATENTA:

Serbe a presente pa bus mostrar o cantu esta nininha, q soy eu, anda exausta. Fui buscar o relatório médico do meu pai hoje (q foi ontem pq tou a escrever hoje). Para xegar a vias de facto amais a nossa kerida médica de familia temos q meter um rekerimento, ó seja, tenho q ir mui mais cedo para o posto de saúde e tirar uma vaga, pracasu era a nº 5 :)) Xeguei lá deviam ser umas 11.40 maizómenos, fiz a inscrição e tal e coiso e alapei me à espera q a sô dótora viesse dalmoçar para começar as consultas. Como tempo dispera era cena q n faltaba, peguei no meu telele e tungas comecei a jogar. Mas o silencio reinava nakela sala, é q num soubia ma moskinha ó isso, nim houve um comboiinho q passasse pa fazer barulho nim nada. Ataum comecei a ficar c uzoyinhos pesados q só bisto memo, desliguei o jogo e arrumei o telele na carteira, encostei me no banco e fexei os olhos para aliviar o cansaço dos mesmos. NUM ME LEMBRO DE MAIS NADA LOLOLLLLLL!!! Lembro me de abrir um olho desconfiada, perto das 15.30, pq pareceu me ouvir risos. E era mesmo, o pouco ppl q tava nakela sala ria se pq eu adormeci como uma pedra mesmo :)))))
Por norma a pessoa q sai do consultório da médica xama o doente seguinte, e foi o q aconteceu, o senhor saiu e xamou pelo meu nome, mas a Sandra taba "no batalha", ataum ele voltou ao consultório para informar q a Sandra n tava, a médica q já me tinha visto vem à sala e, segundo ela me contou, mal me vê começa a rir e xama me, mazeu niente, num taba ali. Imaginem kela teve q vir perto de mim e me tocar no ombro lololllllllllllll É óbebio q óspois contacto directo amaizeu, me lebantei imediatamente pa ver qm tebe o atrebimento de me fazer acordar estremunhada :)) Tumem é mais q lógico q fomos pa dentro a rir bués né??!!

Quando tava pa vir embora:

- Prontos Sandra, tá tudo!!
- E agora como é keu saio?? vai toda a gente se rir de mim!! q bergonha!!
- ah mazé q nem duvides!!
- num saio :)))
- deixa te de brincadeiras e põe te a andar!
- salguem se rir posso dizer q a culpa é da dótôra q malterou a medicação??
- lolol pira teeeeeeeeeeeeee e xama me o senhor XYZ :))))))
- hasta ataum e fui.

(abiso ózutentes: salguem tiber o atrebimento de se rir tá à pega)

segunda-feira, maio 11, 2009

Uma experiencia de vida


:)) yellow

Hoje recebi um mail c o titulo: “Que grande lição”.


Abri, e por mais banal q vos possa parecer, identifikei me c o q ía lendo. O mail falava sobre o valor do tempo, tempo q passa despercebido e q quando olhamos para trás já n conseguimos agarrar. Faz referencia a perguntas sobre o valor do tempo, por exemplo, para saberem o valor de um segundo perguntarem a uma vitima de um acidente, outro exemplo, para se saber o valor de 9 meses pede q se pergunte a uma gestante, o valor de um mês a uma mãe de um filho permaturo, etc...


Bom, mas o que é q isto interessa?? Ah e tal e mai n sei k, num intressa pa nada, mas pa mim Intressa (cantu mais num seja só pa bus contrariar lololll) : )) pois já há bastante tempo q tenho algo q gostava de partilhar c vocês. Acho q chegou a altura de o fazer : ) Alguns de vós já “sabeindes”, mui poukos, por isso num é assim ma nubidade tum grande como isso ; ))


Gostava de dizer uma coisa, eu vou dividir c vocês uma grande experiencia de vida q vivi, n pretendo ser lamexas nem nada do género. Só gostaria de vos pedir q a entendessem como isso mesmo, UMA EXPERIENCIA DE VIDA PARTILHADA, boa?? Essas cenas de peninhas e coitadinhas e blá blá, são cenas c as quais eu nunca lidei mui bem.


Estavamos em 1986, eu tinha 15 anos, era o primeiro dia de férias do meu pai, dia 1 de agosto. Jantamos e no final resolvemos ir “festejar” o seu 1º dia de férias. E fomos, mas n atingimos o nosso objectivo. Os meus pais sairam no carro deles e eu e a minha irmã no carro de um “colega”. Em S. Lazaro (jardim aki no porto), nós passamos um sinal amarelo, os meus pais q vinham atras apanharam o vermelho, e foi nesse intervalo q tudo aconteceu, no cruzamento seguinte apanhamos c uma ford transit em cima, q bateu só do meu lado, do lado do morto, por 3 vezes projetando nos depois para dentro de uma loja de comes e bebes q havia ali na esquina. Fomos directos à dispensa onde só haviam garrafas de gaz. O estrondo foi tanto q logo se juntou ali uma imensidão de gente, inibindo a passagem de qq automóvel. Aliás o 1º carro a xegar foi o dos meus pais. O meu pai disse à minha mãe:


- Pera q aki já houve m3rda. Vou ver se posso fazer algo!!


(esta parte para mim é a mais dificil...)


Ele sai, a minha mãe abre a porta pa espreitar, e vem a minha mana a correr aos gritos, xeia de sangue...Enloukeceram...a minha Tita fikou c a minha mãe, ela foi a unica q viu tudo o q aconteceu, imaginam o trauma de uma nininha de 5 anos?? Felizmente n sofreu ferimentos, a n ser ter ficado c um bruto hematoma na cara. Depois de se certifikar q a nininha estava bem, q n estava ferida, correu para o nosso carro, dizia o meu pai q n se lembrava em qm bateu, qm empurrou, pq n o deixavam passar, a cena agravou assim q ele viu q eu estava dentro do carro, pois n o deixavam se aproximar por causa das botijas do gaz, risco de explosão. Mas ele n desistiu. O inem já havia sido xamado, mas ainda n estava lá, então ele entrou e foi direito a mim, arrancou me o ferro q se havia espetado na minha cabeça e pousou me em cima do tejadilho, [se o meu pai soubesse q me podia ter morto nakele momento tenho a certeza q se esfarrapava todo mas n me tinha tocado], deu a volta ao carro e c dois estalos fez o “colega” acordar da pancada. Quando ía para pegar em mim eu já n estava no tejadilho, o inem já me tinha recolhido. Dizia ele q foi sempre atrás da ambulancia e q por mais q tentasse n se recordava de um unico momento do trajecto q fez. Lembrava se de estacionar imediatamente antes à ambulância, mas foi só o tempo de sair do carro e correr para ajudar em algo e eu já lá estava dentro do hospital. Entrei na urgencia, eram umas 22.30 , às 4 da manhã um(a) médico(a) veio dar noticias, eu tive uma paragem cardiaca, estava em coma profundo, já nada mais podiam fazer a n ser aguardar. O q me mais me dói, o q mais me magoa nisto tudo, é a minha capacidade para imaginar o q, principalmente os meus pais, sofreram, imaginem q em uma semana, cada um dos meus pais, emagreceu 10 kilos.

Entre 7 ocupantes, 3 no nosso carro e 4 da ford trasit, eu fui a q apanhei por todos, a unica a ser hospitalizada em estado mui grave.


O meu acidente, é assim q me refiro a ele, foi de tal forma q até saíu na 1ª página de um jornal na altura, c o seguinte titulo: “ ESPECTACULAR EMBATE ENTRE DUAS VIATURAS...”, realmente foi espectacular, pracasu...pffffffffff...


Em coma profundo e ligada a mákinas para me manterem viva, me mantive durante um mês, n sentia nada, n via, n falava, mas ouvia e sentia xeiros, e o mais inacreditável é q eu escrevia. Escrevia mui mal mas dava pa perceber (eu sei éne cenas do q comigo se passou, de umas consigo ter recordação, outras são me mostradas, ou foram, como sei q escrevia?? fáciu, a minha mãe guarda religiosamente uma agenda onde eu escrevia quando estava em coma), e n sei como conseguiram entender os gestos q fazia c os dedos, o sinal de sim e o sinal do não. Foi nessa altura q a policia foi ao hospital, me interrogar, eu consegui responder desta forma ás questões q eles faziam, maliporkamente como podeindes imaginar, eles devem ter ficado taum baralhados q nunca mais voltaram, devem ter ficado xeios de mim. A presença deles no hospital deveu se à apresentação de uma queixa crime. É engraçado, pq eu em coma, segundo rezam as cartilhas, lembrava me do q havia acontecido e só tinha uma preocupação, a minha irmã,. Todos diziam q a menina estava bem, mas eu n acreditava e percebiam isso quando eu levava a mão direita ao pescoço fazendo o gesto do “É GARGANTA”, só quando alguem deixou a minha irmã me visitar é q eu comecei a melhorar de dia para dia. Apalpei a toda, tipo a certificar me q ela realmente estava bem, lembrem se de q eu n via nem falava.

Eu sofri um traumatismo craneo encefálico c perda de massa encefálica, uma hemi paresia à eskerda resultado de um hédema (sorry se tá mal escrito) cerebral, q se rebentasse eu n estava aki, mas o gajito resolveu descer e paralisou me o lado eskerdo, vários hematomas e cerca de 4 horas na sala de operações a tirar vidros do pescoço, já nim falo no estado deploravel em q tava, nua, de fralda e cabelo rapado, pa num bus assustar ainda mais ;))). Depois pensaram em transferir me para alcoitão, mas n sei q voltas deram e resolveram apostar no antigo hospital de recuperação, o smide, nas antas, pertinho de casa. Todos os dias havia algo de novo para mostrar, agora mexia o ombro, depois já esticava o braço, depois foi indo um dedo de cada vez, e finalmente as idas ao fim de semana a casa, em cadeira de rodas, q abandonei algum tempo depois. Quero, ou gostaria, de deixar um abraço e um smile doreiha a oreiha a todos os fisioterapeutas, aos q me acompanharam e aos q n conheço, mas q terão sempre o meu respeito. Foi complicado, foram anos de fisioterapias em ginásios, fisioterapia em pixina, mui lutas.


Anos de instituto médico legal, o médico q me seguia, q me examinava, era o Dr. Pinto da Costa, ya esse mesmo, o irmão do presidente do Maior, do FCP. Grande homem é o q ele é, sem margem de duvidas, o q para ele importava enquanto me examinava era unica e simplesmente eu, falava bués comigo e até sorria, inicialmente, dizem as más linguas (ihihihi), era estranho pq eu n falava, só conseguia responder lhe c um sorriso, fraquito e doente, mas ele falava comigo normalmente e na boa, sempre, depois a estranhesa começou a afastar se pq eu comecei a falar again, mui mal, mas lá iniciei, é obvio q com o tempo recuperei a fala : )) Ganhou o titulo de homem sizudo/mui sério, ouvia eu nas conversas q os meus pais tinham c os amigos, pois o q nos rodeava para ele n tinha valor nakele momento.


A vida seguia pá frente, a minha recuperação foi boa, ao q me apelidaram de milagre do sto antónio, sim pq foi lá q estive : )))) Ao fim de quase um ano lá xorei pela 1ª vez após o acidente, as minhas lágrimas eram pretas, pudera né, tanto tempo sem limpar os canais lacrimais, dukékeupodiataràspera??


Nunca desisti, embora n tenha faltado vontade uma vez ou outra, nunca desistiram de mim : ) hoje sou qm sou, e quando olham para mim depois de saberem o q passei, qm só me conhece após total recuperação, dá me a sensação q duvída, digamos q ficam incrédulos ; )) graças à minha equipa médica, graças aos meus pais, graças a qm nos rodeava, graças a Deus e a todas as promessas q fizeram por mim e q paguei, eu venci.


N vi nenhuma luz branca ao fundo do tunel, mas sei q Deus nunca me abandonou, os próprios médicos diziam na altura q eu n era só obra deles, existiu uma mão divina q me tocou : )) Claro q o facto de eu ter 15 anitos tb ajudou mui :)


Só n sou capaz de fazer uma coisa, duas, até já falei sobre isso algumas vezes aki assim mui ó lébemente, nunca mais vou ser capaz de correr nem de saltar, e tal como diz o outro: “TEMOS PENA” – algumas sequelas haviam de fikar né?? Do mal o menor - GRAÇAS A DEUS ESTOU VIVA : ))


Esta minha má, péssima, experiencia de vida faz c q eu consiga entender coisas q só qm por elas passa consegue. Penso q n sou a única a ter um olhar diferente sobre o q me rodeia.


O meu apoio, o meu sorriso, a minha força, o meu carinho, a minha alegria e a minha tristeza, vai para todos os q passam ou passaram por situação identica e n conseguiram recuperar. A todos vós, se por um acaso me lerem, um grande abraço e muita força e nunca desistam de vós, pois enquanto há vida há esperança : ) E nunca se eskeçam de sorrir : ))


Fazeinde o fabor de serem felizes pq eu tb sou : ))


Xinhinhus pa tus todos da lua


Sandra.


Nb – num bus preocupaindes q eu n tenho probremas de qq tipo em falar do q me aconteceu, é óbebio q fiko um cadinho cumubidia e isso mazaté me faz bem : )) A unica parte q me faz tremer é a do sofrimento dos meus pais, acima de tudo e mais alguma coisa, de resto, TÁSSI BEM : )))


terça-feira, maio 05, 2009

Cantinhu inspecial

yellow :))

Sintiram a minha falta?? humm?? eu tumem sinti mui a minha falta lol, okis e a bossa tumem :))

Today venho vos falar sobre um cantinhu inspecial q criei ali ó ladecos, estaindes a ber??

Pois bem, akele cantinhu é da minha manita (irmã) :)) A gajinha faz cousas tum lindas caté os meus filhos querem keu ande toda infeitada, o pior é q já me pedem dinheirinho pa me comprarem colares :))) debem axar keu tou a fikar belha ó isso :)))))))))))

O q vos posso dezer about o work da minha mana:

- São peças unicas e lindas de merrer.

- Feitas em bom material.

- Em caso de "abaria" (ás bezes acontece, um elo se abrir, uma pedra perder a côr, entre outras cenas, ela compromete se a arranjar, desde q sejam peças dela, ou seja, uma garantiazita :))

E mais?? bem, eu nunca fui mui amante de adornos, mas deixainde me q bus diga q tenho andado mui mai gira có q sou :)))) eu e azoutras a qm ela já vendeu os seus bijus :))

Bá, fazeinde o fabor de passarem por lá e se pracasu puderem ajudar a dibulgar (e a encomendar uma pecita ó outra) o blog dela eu ficarei agradecida :))

Fikainde mais q benhe e fazeinde o fabor de serem felizes

xinhinhus pa tus todos da lua

Sandra.

NB - Tou a passar uns tempos algo complicados a nibel psinculógico (si si, tem a ver c a laqueação, ca m3rda candu a tomar) , num istranhaindes, in brebe conto tar menos abariada da caixinha dos pirulitus bakinha :))))))))))))))