segunda-feira, dezembro 15, 2008

Uma mensagem para pagar o Magalhães

Hi :)

Há uns dias vi esta noticia num site:

"Uma mensagem para pagar o Magalhães

Uma mensagem não identificada. Sob o título programa E-Escolinhas, contém referência, entidade e o respectivo montante. Pede que se efectue o pagamento, de forma a que o Magalhães seja entregue na sua escola. E os pais que a receberam têm cinco dias para pagar.

«Só os incautos pagariam», disse uma mãe ao apontar o anonimato. Aliás, ideia igual teve uma das escolas cujos encarregados de educação receberam estas mensagens.

O Conselho Executivo da EB 1 de João de Deus, no Porto, entrou em contacto com a Direcção-Regional de Educação do Norte (DREN), que aconselhou a escola a informarem os pais para que não pagassem, até se apurar a situação.

«Não temos indicação de que alguém tenha pago» e «achamos estranhos o método usado. Por isso, ligámos de imediato para a DREN, que tinha já recebido outras chamadas», explicou o responsável da escola Armando Mendes.

O PortugalDiário bem tentou apurar a situação junto da DREN, mas sem sucesso. Por isso, percorremos o caminho da mensagem até conseguir chegar ao remetente: após várias tentativas para o número de telemóvel do remente foi possível ligá-las à empresa Prológica - sistemas informáticos S.A, que trabalha em parceira com a JP Sá Couto na produção de Magalhães.

«Estado pagará a diferença» dos computadores «Magalhães»
«Deve ter sido assim que foi feito o Orçamento pelos assessores a jogar ao peixinho no Magalhães»

Os contornos legais da operação surgiram assim, apesar do descrédito que, durante o dia, a situação parecia valer.

Questionada a confederação de pais, o presidente, Albino Almeida, explicou-nos ao início da tarde que não tinha ainda conhecimento do caso. Mas o primeiro conselho é «não pagar». Até porque, há cerca de um mês, uma empresa abordou famílias, nas suas casas, com o objectivo de arranjar compradores para o Magalhães e apresentava-se como representante do Ministério da Educação. «A DREN foi célere a desmentir a situação e a denunciar a fraude».

Mas ao que o PortugalDiário pôde apurar, esta situação é bem diferente: segundo a Confap, que colheu informação junto do secretário de Estado de Educação, Valter Lemos, e nas direcções regionais, a entidade que surge no sms é de confiança e os pais devem efectuar o pagamento, guardar o talão e, no prazo a ser indicado, recolher o computador nas escolas dos filhos.

Não foi possível apurar ainda se a direcções-regionais, nomeadamente a DREN, já emitiram uma nota informativa para explicar o caso às escolas que desconheciam o modus operandi para que os pais efectuassem o pagamento.

Também a Prológica não esteve disponível para fornecer mais esclarecimentos ao PortugalDiário."

Qq pessoa ao ler isto fica no minimo na duvida. Pois bem, eu recebi ontem esta mensagem, enviada pela prólogica: "Programa e-escolinhas -- De forma a procedermos à entrega do seu magalhães na sua escola efectue nos próximos 5 dias o respectivo pagamento. Para informação adicional consulte o site www.youstu.pt ---- ent: X ref: X Montante 50€ Mensagem gerada automáticamente. Por favor não responder para este numero. " em q ficamos?? eu cá vou ficar a aguardar q a prof do meu filho me diga: "bamos ó pagamento"

Fui confirmar o site, n apresenta página.

A minha maior duvida é: será dificil ás nossas policias apanharem donde tal mensagem partiu?? genti, é uma fraude!!! mas andamos a brincar aos cowboys ó algo no genero?? os gajos identificam se como sendo prologica, dão uma referencia e um montante, é uma sms, e ainda n sabem de onde tal partiu?? sabem duma cena?? FUADASSE!!

fikem bem e sejam felizes

xinhinhus pa tus todos da lua

Sandra.

8 comentários:

DALAPA disse...

Sem comentarios..............

xi

Vício disse...

será que foi o socrates?

Tá-se bem! disse...

Oh pá aqui nem chegou ainda o Magalhães, muito menos mensagens sobre, e se recebesse era o pagavas...

Fuadasse!! ;)

ehehehe xinhinhus :)

( a porra é quando o puto se apanha no meu, não mo larga.. ):p

Sandra. disse...

:))

humm??!!

xinhinhus pa tu da lua

nb - tumem recebes te??

Sandra. disse...

:))

ó beneno, é tudo ele tudo ele creduuuuuuu...o homezinhu tem mas costas largas pacarago num axas??

besuuuuuuuuuuuuus

nb - axas q foi o próprio a enviar me?? uiiiiiiiiiii mazisso dá me uma categoria do caraças num axas?? num te sentes babado por teres a honra de falar comigo?? ihihihihi

Sandra. disse...

:))

mazópah tássi, aki tumem inda num xigou :) o q xigou foi a mensage, tázaber?? e no meu télélé nobo e tudo e tudo :)) papai noel adiantado e isso, ker dezer, foi mais a mámãe noela :) xuru q nim lhe pedi, nim a obriguei a dar me, nim nada :))

Eu só axo mui xato terem criado expectativas nos miudos e agora andar a fazer deles parbus, é q a ansiedade q criaram neles é mui complicada.

O meu bimbito agora xateia mais o irmão prucósa do portátil :)))))))))))

xinhinhus pa tu da lua

Vício disse...

é claro que me sinto babado! dá-me um paralisia nos músculos faciais que nem a baba seguro :D

Sandra. disse...

:))

eu tinha um amiguito, na minha infancia (fase kinda num terminei) kera o "serjão babão", pq se bababa bués ihihihihi

a tua sorte é q fika mal xamar te "biciante babão" ó "biciante baboso" lolollllllllll

besuuuuuuuuuuuuus benenosos