quinta-feira, março 05, 2009

Hablitação de herdeiros

Hi :)

Como sabem o meu Pá faleceu há 3 meses, entre outros assuntos de papeladas para tratar, na sua maioria já tratados, existe uma tal de hablitação de herdeiros.

Comecemos por dizer q nos foi pedida a hablitação de herdeiros pelo banco, pois o meu pai ainda tinha um restinho de dinheirito a prazo, cerca de 500€ na altura do seu falecimento, e como o banko teve conhecimento do seu falecimento blokeou a conta q tambem é da minha má, e por imposição do meu pá, minha também. A conta foi fexada, n existiu hipotese de transferencia/levantamento dos tais 500€ para a nova conta da minha má, no mesmo banko.

Sem entrar em grandes m3rdas, ontem liguei para o notário para relembrar e confirmar os documentos necessários. Ah e tal e mai n sei k, são necessárias mais 2 certidões de nascimento:

- Mais certidões?
- sim menina, tem q ser...
- O meu B.I. e o do minha irmã n confirmam q somos filhas dos nossos pais?
- Tem q ser mesmo c os acentos de nascimento...n pode esquecer da certidão de óbito e o acento de casamento dos seus pais.
- A menina desculpe lá, mas sabe por quanto fica uma certidão?? 16,5€ cada uma...e jágora, serve a CERTIDÃO DE ÓBITO ou tem q ser um CERTIFICADO DE ÓBITO?
- é isso é isso, tem q ser um certificado de óbito...
- okis, pode me dizer jágora por quanto isto nos vai fikar??
- a hablitação de herdeiros tem o valor de 202€
- obrigado e boa tarde.

Eu agora vou escrever o q tenho andando a pensar desde este telefonema:

..oO(Vamos tirar uma hablitação de herdeiros q nos vai fikar por 202€, mais 4 certidões a 16,5 cada são mais 66€, pertantos 202+66= 268€...vamos gastar este dinheirito pa lebantar os tais 500 euritus q tão no banko e nós n podemos andar em bolandas destas pq n temos meios para isto.)

Axam esta m3rda normal?? primeiramente pensei em "q safuada os 500€", mas óspois falar c o meu gajo e de já termos pedido outras opiniões e do FDP do banko nos ter fludido (é q naum há outra palabra q o descreva) optamos por tirar a hablitação de herdeiros, nem q tivesse q pagar 400€ eu lá deixaria um tostão q fosse no banko, q vão mamar ó carbalhinho. Gente, o meu pai n nos deixou nada a n ser a saudade q vamos ter, q já temos, só n axamos justo ter q pagar tanto para irmos retirar os miseráveis 500€ da conta. N axo justo q qm nada vá receber ter q pagar o mesmo de qm bai enxer o olhinho do koiso. topaindes o meu ponto de vista?? dizeinde me q mentendeis!!

Finanças, fui apresentar a certidão de óbito por causa do imposto de selo, para começar levei a certificado de óbito ao invês da certidão, tou eu a tratar de cenas cuma nina um cadito simpa candu me pergunta:

- q bens o seu pai deixou?
- (eu era pa dezer q me deixou a mim) bens? nenhum, tirando o carro...
- UM CARRO...(diz o chefe q se havia aproximado da secrétária da menina)
- sim um carro...
- q marca é o carro??
- um renault megane!
- de q ano?
- sei lá, tem aki o livrete...

entretanto eu tinha entregue os extractos do banko, mas n serviam, eles queriam o extracto da conta ao dia de falecimento do meu pá e os extractos 60 dias ó pa troces dessa data. Tudo bem, pena é q nakele dia era o ultimo pa tratar de tudo ali nas finanças. Maizum dia e pagariamos coima. Mas entretantos o chefão lá do sitio continua:

- tem a certeza q o seu pai n deixou mais nada?
- se os 500€ q tão no banko forem considerados deixados pelo meu pai, deixou mais isso!
- olhe lá, qual o valor q o seu pai deu pelo megane??
- n faço a minima ideia...
-mas devia fazer!!
- vai me desculpar o q lhe vou dizer pq me tou a passar c o seu tom de voz frio, o meu pai e a minha mãe viviam a vida deles, eu vivia a minha sem nunca os ter abandonado, só q os nossos encontros n eram diários, mas quase, pois viviamos mui próximos, há 3 anos o meu pai adoeceu, há 3 anos q a minha vida mudou da água para o vinho, há 3 anos q acompanho o meu pai diáriamente, fui buscar os meus pais para minha casa à cerca de ano e meio, ou seja, fui busca lo quando ele mais precisou de mim pq ficou bi amputado e sem uma restea de esperança, tá a entender o q pretendo lhe dizer?? Ó tenho q lhe mostrar ainda mais o quanto é dificil para mim estar aki a tratar disto?? perdi o meu pai há 3 meses senhor!!!(é óbvio q bastava a este fulano olhar para os meus olhos enquanto eu falava e o fazia entender q existem seres humanos c sentimentos, n somos todos farinha do memo saco nem tão pouko andamos todos atras do mesmo.)
- peço desculpa...

Bom, a gajinha foi fixolas, colocou tudo pronto e obrigou me a prometer lá voltar c os extractos na segunda feira. Assim fiz, n falho ao q prometo.

Preciso de paxorra, pode ser em pakotes, pracasu num conheceindes ninguem q me arranje??

fikainde bem e fazeinde o fabor de serem felizes

xinhinhus pa tus todos da lua

Sandra.

14 comentários:

Vício disse...

tiveste sorte em não levares para casa uma convocatória para o teu pai se apresentar pessoalmente!

Sandra. disse...

:)

cena dessas já tive uma, akela da agencia de viagens q contei aki, logo a seguir à sua partida. Só lhes faltava exigir a presença do meu pá...

tou exausta de tudo.

bexuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

nb - n consigo comentar no teu blog biciante.

Rafeiro Perfumado disse...

Não querendo aqui fazer de advogado dos Bancos, esse limitou-se a cumprir a lei. Infelizmente o que se costuma fazer é transferir discretamente o dinheiro, e só depois dar conhecimento. Mas não deixas de ter razão, essa classe são todos uns nojentos!

Sam disse...

Fizeram muito bem! nem que custasse 1000 pra levantar 500.
ele que sa fodam essa cambade de chulos!

beijo doce e bom fim de coisa amiga!

Sandra. disse...

:))

N cumpriu, digo te já, mazisso são trasloiças. Mas n é isso q tá em causa, o q tá em causa é a minha mãe, o dinheiro é dela e do meu pai, topas?? vamos imaginar per um segundo q a minha mãe n vivia comigo, o q axas q ela fazia c 270€ mensais de pensão?? a minha mãe recebe esta pensão, q n é a reforma, pq está incapacitada desde os 42 anos, cegou de um olho, na altura deram lhe a pensão de invalidez, q como vês é uma fartura, n tem reforma seker. Axas justo lhe reterem o dinheiro, q é uma conta conjunta, no banko só pq o meu pai faleceu?? okis, ela poderia levanta lo apartir do momento em q fizesse a hablitação de herdeiros, até pq a pensão dela dava perfeitamente pa pagar, e inda tinha troko pa passar o resto dos dias À FOME.

N fizemos nada secretamente, mas fomos avisadas para o fazermos, por mais ppl do q possas imaginar. Simplesmente tambem nos disseram q assim q o banko tivesse conhecimento do óbito, blokearia a conta, lá fomos nós tratar de abrir uma nova conta para ela pelo menos poder receber a pensãozita dela e foi nessa altura q pedimos a transferencia do dinheiro, já q lá tavamos e foi nos informado q o iriam fazer. 3 semanas óspois recebemos uma carta do banko a dizer q tinham blokeado a conta. 3 semanas raf, isto significa q nos tavamos a lixar pó q tava lá, apenas confiamos na palavra do gajo.
Agora, vamos pagar a hablitação pa nem metade do q lá tá recebermos. Faz as contas.

bexuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

Sandra. disse...

nb raf - a nossa boa fé foi tanta q passados 5 dias do funeral do meu pai o meu gajo foi ao banco comunicar o seu falecimento.

Sandra. disse...

:))

yellow carapauzitu, ó eu tou tótózinha de todo ó num intendi patabina :)

dize me o ké q krias dezer carapau apressado?!

xinhinhus pa tu

paulofski disse...

Que raio de burrocratas e ainda falam em simplexes. Tá bem...

Nem que fossem 10 cêntimos não os deixava lá, cum carbalho!

Beijinhos

Fenix disse...

Lição de moral: Não se pode ser honesto!
Que diremos aos nossos filhos para fazerem quando chegar a nossa vez de partir e de eles passarem por uma data de sofrimentos?
Alguns bem inglórios, como os que relatas!

Beijinhos e bom fim de semana
São

Sandra. disse...

:))

simplex paulofski?? lolol pa mexeres numa m3rda tens q floder primeiro quinhentas, apartit daí até q nim é deficél ;)))) já por dibersas bezes me bi grega, uns pedem a certidão de óbito, ozoutros pedem o certificado de óbito, q pa mim é exactamente a mema m3rda. Mazenfim...

burrocracia do catano né?? lololll

xinhinhus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

Penso eu q todos passam pelo mesmo, mas uns têm mais coração frio q outros, a mim custa me andar a mexer em coisas q n me pertencem, coisas do meu pai. A malta aki em casa vai andando maizómenos bem, a aprender a viver c a ausencia do meu pai, mas depois vêm estes carbalhinhos do catano pa fazer a cousa entornar um cadinho.

xinhinhus pa tu da lua

nb - honestidade tá a caminhar pá extinção ;))

Sandra. disse...

12 :))

Tá-se bem! disse...

Sandrinha, querida.. conheço como se processam essas situações e a falta de sentimentos que as envolvem... ainda tenho o meu pai, mas não tenho irmãos.. no dia em que fiquei sem a minha mãe.. vi-me de repente a olhar para um catálogo de caixões com os olhos embrulhados de água, sem ver nada! sem mais ninguém que me ajudasse... a escolher

desculpa o desabafo..

Um beijo e vão buscar o que vos pertence!

Boa semana linda :)

Sandra. disse...

:)

são situações mui complicadas né? vale por pensarmos q qm vê caras n vê corações...

vamos sim

xinhinhus pa tu da lua