segunda-feira, maio 11, 2009

Uma experiencia de vida


:)) yellow

Hoje recebi um mail c o titulo: “Que grande lição”.


Abri, e por mais banal q vos possa parecer, identifikei me c o q ía lendo. O mail falava sobre o valor do tempo, tempo q passa despercebido e q quando olhamos para trás já n conseguimos agarrar. Faz referencia a perguntas sobre o valor do tempo, por exemplo, para saberem o valor de um segundo perguntarem a uma vitima de um acidente, outro exemplo, para se saber o valor de 9 meses pede q se pergunte a uma gestante, o valor de um mês a uma mãe de um filho permaturo, etc...


Bom, mas o que é q isto interessa?? Ah e tal e mai n sei k, num intressa pa nada, mas pa mim Intressa (cantu mais num seja só pa bus contrariar lololll) : )) pois já há bastante tempo q tenho algo q gostava de partilhar c vocês. Acho q chegou a altura de o fazer : ) Alguns de vós já “sabeindes”, mui poukos, por isso num é assim ma nubidade tum grande como isso ; ))


Gostava de dizer uma coisa, eu vou dividir c vocês uma grande experiencia de vida q vivi, n pretendo ser lamexas nem nada do género. Só gostaria de vos pedir q a entendessem como isso mesmo, UMA EXPERIENCIA DE VIDA PARTILHADA, boa?? Essas cenas de peninhas e coitadinhas e blá blá, são cenas c as quais eu nunca lidei mui bem.


Estavamos em 1986, eu tinha 15 anos, era o primeiro dia de férias do meu pai, dia 1 de agosto. Jantamos e no final resolvemos ir “festejar” o seu 1º dia de férias. E fomos, mas n atingimos o nosso objectivo. Os meus pais sairam no carro deles e eu e a minha irmã no carro de um “colega”. Em S. Lazaro (jardim aki no porto), nós passamos um sinal amarelo, os meus pais q vinham atras apanharam o vermelho, e foi nesse intervalo q tudo aconteceu, no cruzamento seguinte apanhamos c uma ford transit em cima, q bateu só do meu lado, do lado do morto, por 3 vezes projetando nos depois para dentro de uma loja de comes e bebes q havia ali na esquina. Fomos directos à dispensa onde só haviam garrafas de gaz. O estrondo foi tanto q logo se juntou ali uma imensidão de gente, inibindo a passagem de qq automóvel. Aliás o 1º carro a xegar foi o dos meus pais. O meu pai disse à minha mãe:


- Pera q aki já houve m3rda. Vou ver se posso fazer algo!!


(esta parte para mim é a mais dificil...)


Ele sai, a minha mãe abre a porta pa espreitar, e vem a minha mana a correr aos gritos, xeia de sangue...Enloukeceram...a minha Tita fikou c a minha mãe, ela foi a unica q viu tudo o q aconteceu, imaginam o trauma de uma nininha de 5 anos?? Felizmente n sofreu ferimentos, a n ser ter ficado c um bruto hematoma na cara. Depois de se certifikar q a nininha estava bem, q n estava ferida, correu para o nosso carro, dizia o meu pai q n se lembrava em qm bateu, qm empurrou, pq n o deixavam passar, a cena agravou assim q ele viu q eu estava dentro do carro, pois n o deixavam se aproximar por causa das botijas do gaz, risco de explosão. Mas ele n desistiu. O inem já havia sido xamado, mas ainda n estava lá, então ele entrou e foi direito a mim, arrancou me o ferro q se havia espetado na minha cabeça e pousou me em cima do tejadilho, [se o meu pai soubesse q me podia ter morto nakele momento tenho a certeza q se esfarrapava todo mas n me tinha tocado], deu a volta ao carro e c dois estalos fez o “colega” acordar da pancada. Quando ía para pegar em mim eu já n estava no tejadilho, o inem já me tinha recolhido. Dizia ele q foi sempre atrás da ambulancia e q por mais q tentasse n se recordava de um unico momento do trajecto q fez. Lembrava se de estacionar imediatamente antes à ambulância, mas foi só o tempo de sair do carro e correr para ajudar em algo e eu já lá estava dentro do hospital. Entrei na urgencia, eram umas 22.30 , às 4 da manhã um(a) médico(a) veio dar noticias, eu tive uma paragem cardiaca, estava em coma profundo, já nada mais podiam fazer a n ser aguardar. O q me mais me dói, o q mais me magoa nisto tudo, é a minha capacidade para imaginar o q, principalmente os meus pais, sofreram, imaginem q em uma semana, cada um dos meus pais, emagreceu 10 kilos.

Entre 7 ocupantes, 3 no nosso carro e 4 da ford trasit, eu fui a q apanhei por todos, a unica a ser hospitalizada em estado mui grave.


O meu acidente, é assim q me refiro a ele, foi de tal forma q até saíu na 1ª página de um jornal na altura, c o seguinte titulo: “ ESPECTACULAR EMBATE ENTRE DUAS VIATURAS...”, realmente foi espectacular, pracasu...pffffffffff...


Em coma profundo e ligada a mákinas para me manterem viva, me mantive durante um mês, n sentia nada, n via, n falava, mas ouvia e sentia xeiros, e o mais inacreditável é q eu escrevia. Escrevia mui mal mas dava pa perceber (eu sei éne cenas do q comigo se passou, de umas consigo ter recordação, outras são me mostradas, ou foram, como sei q escrevia?? fáciu, a minha mãe guarda religiosamente uma agenda onde eu escrevia quando estava em coma), e n sei como conseguiram entender os gestos q fazia c os dedos, o sinal de sim e o sinal do não. Foi nessa altura q a policia foi ao hospital, me interrogar, eu consegui responder desta forma ás questões q eles faziam, maliporkamente como podeindes imaginar, eles devem ter ficado taum baralhados q nunca mais voltaram, devem ter ficado xeios de mim. A presença deles no hospital deveu se à apresentação de uma queixa crime. É engraçado, pq eu em coma, segundo rezam as cartilhas, lembrava me do q havia acontecido e só tinha uma preocupação, a minha irmã,. Todos diziam q a menina estava bem, mas eu n acreditava e percebiam isso quando eu levava a mão direita ao pescoço fazendo o gesto do “É GARGANTA”, só quando alguem deixou a minha irmã me visitar é q eu comecei a melhorar de dia para dia. Apalpei a toda, tipo a certificar me q ela realmente estava bem, lembrem se de q eu n via nem falava.

Eu sofri um traumatismo craneo encefálico c perda de massa encefálica, uma hemi paresia à eskerda resultado de um hédema (sorry se tá mal escrito) cerebral, q se rebentasse eu n estava aki, mas o gajito resolveu descer e paralisou me o lado eskerdo, vários hematomas e cerca de 4 horas na sala de operações a tirar vidros do pescoço, já nim falo no estado deploravel em q tava, nua, de fralda e cabelo rapado, pa num bus assustar ainda mais ;))). Depois pensaram em transferir me para alcoitão, mas n sei q voltas deram e resolveram apostar no antigo hospital de recuperação, o smide, nas antas, pertinho de casa. Todos os dias havia algo de novo para mostrar, agora mexia o ombro, depois já esticava o braço, depois foi indo um dedo de cada vez, e finalmente as idas ao fim de semana a casa, em cadeira de rodas, q abandonei algum tempo depois. Quero, ou gostaria, de deixar um abraço e um smile doreiha a oreiha a todos os fisioterapeutas, aos q me acompanharam e aos q n conheço, mas q terão sempre o meu respeito. Foi complicado, foram anos de fisioterapias em ginásios, fisioterapia em pixina, mui lutas.


Anos de instituto médico legal, o médico q me seguia, q me examinava, era o Dr. Pinto da Costa, ya esse mesmo, o irmão do presidente do Maior, do FCP. Grande homem é o q ele é, sem margem de duvidas, o q para ele importava enquanto me examinava era unica e simplesmente eu, falava bués comigo e até sorria, inicialmente, dizem as más linguas (ihihihi), era estranho pq eu n falava, só conseguia responder lhe c um sorriso, fraquito e doente, mas ele falava comigo normalmente e na boa, sempre, depois a estranhesa começou a afastar se pq eu comecei a falar again, mui mal, mas lá iniciei, é obvio q com o tempo recuperei a fala : )) Ganhou o titulo de homem sizudo/mui sério, ouvia eu nas conversas q os meus pais tinham c os amigos, pois o q nos rodeava para ele n tinha valor nakele momento.


A vida seguia pá frente, a minha recuperação foi boa, ao q me apelidaram de milagre do sto antónio, sim pq foi lá q estive : )))) Ao fim de quase um ano lá xorei pela 1ª vez após o acidente, as minhas lágrimas eram pretas, pudera né, tanto tempo sem limpar os canais lacrimais, dukékeupodiataràspera??


Nunca desisti, embora n tenha faltado vontade uma vez ou outra, nunca desistiram de mim : ) hoje sou qm sou, e quando olham para mim depois de saberem o q passei, qm só me conhece após total recuperação, dá me a sensação q duvída, digamos q ficam incrédulos ; )) graças à minha equipa médica, graças aos meus pais, graças a qm nos rodeava, graças a Deus e a todas as promessas q fizeram por mim e q paguei, eu venci.


N vi nenhuma luz branca ao fundo do tunel, mas sei q Deus nunca me abandonou, os próprios médicos diziam na altura q eu n era só obra deles, existiu uma mão divina q me tocou : )) Claro q o facto de eu ter 15 anitos tb ajudou mui :)


Só n sou capaz de fazer uma coisa, duas, até já falei sobre isso algumas vezes aki assim mui ó lébemente, nunca mais vou ser capaz de correr nem de saltar, e tal como diz o outro: “TEMOS PENA” – algumas sequelas haviam de fikar né?? Do mal o menor - GRAÇAS A DEUS ESTOU VIVA : ))


Esta minha má, péssima, experiencia de vida faz c q eu consiga entender coisas q só qm por elas passa consegue. Penso q n sou a única a ter um olhar diferente sobre o q me rodeia.


O meu apoio, o meu sorriso, a minha força, o meu carinho, a minha alegria e a minha tristeza, vai para todos os q passam ou passaram por situação identica e n conseguiram recuperar. A todos vós, se por um acaso me lerem, um grande abraço e muita força e nunca desistam de vós, pois enquanto há vida há esperança : ) E nunca se eskeçam de sorrir : ))


Fazeinde o fabor de serem felizes pq eu tb sou : ))


Xinhinhus pa tus todos da lua


Sandra.


Nb – num bus preocupaindes q eu n tenho probremas de qq tipo em falar do q me aconteceu, é óbebio q fiko um cadinho cumubidia e isso mazaté me faz bem : )) A unica parte q me faz tremer é a do sofrimento dos meus pais, acima de tudo e mais alguma coisa, de resto, TÁSSI BEM : )))


14 comentários:

anatcat disse...

:)

Apanhaste-me de surpresa :)

Green eyes, não estava á espera que fosse já :)

Adoro-te

kisses to the moon

(e pronto, chorei outra vez, mas ando muito sensível)

Sandra. disse...

:))

Mas foi né, já pesava um pouco o posto num posto lolol Trata se apenas de uma experiência de vida, são akelas cenas q a malta pensa q só acontecem aos outros, pensamos nós...

Eu tb ando mais sensibel ku normal, mas já estive na urgencia e foi me alterada a medicação, já tou a fikar eu again :))))

kissiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis

Rafeiro Perfumado disse...

Qual é o problema de não poderes saltar ou correr? Tomaria muita gente que pode fazer isso ter metade da tua genica, um terço da tua vontade de viver, um quarto da tua alegria e acabaram-se-me as fracções!

Beijo enorme, Sandra!

Sandra. disse...

:))

Já te tinha dito q no inicio foi complicado de aceitar, de lidar c isso, mas existem tantas coisas mais importantes na vida. E aprendi a viver c isso :))) Mais vale perder um minuto na vida q a vida em um minuto né?? Qm tem mui pressa q vá andando q daki a nada lá xego lolollllllll

O famoso "BAI INDO KEU JÁ BOU" aplica se ihihihihi

bexuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

JOTA ENE ✔ disse...

Ai Sandra, ufff... tanta coisa?

Tudo se vai compôr, bais ber.

Bjos fotografados

Sandra. disse...

:))

hi jotita pah (lolol) se tivesses lido n dizias isso, terias entendido q num há mainada pa compôr :)) o cabia párranjar já foi arranjado, já lá vão mui anos, 23, faz este ano. Agora só eu posso fazer c q tudo se componha, aliás isso é ma cena q faço desde sempre, componho tudo q me rodeia, pq se n fôr eu ninguem o podera fazer por mim :)))

Eu contei uma má experiência q vivi, q passei topas??

Pq axas q o ppl me passa a bidinha a dezer keu já num tenho cura?? ás vezes té digo q foi da pancada q lebei e q nunca mais fui a mesma (lolollllllllllll), mas sou a mesma, apesar de haver mui coisas das quais n me lembro, axo q esqueci completamente, sofri amnesia parcial.

O meu gajo, quando se aborda este tema, do q se passou comigo, por norma diz q : - "Aposto q já timbiaram a certidão, mas extraviou se certamente" lolol ou por exemplo um amigo q diz q "se a morte te bir na rua, atrabessa pó outro passeio pa num se cruzar ctg" :))))

Té te vou contar mais uma cena. A minha mãe é uma pessoa q n passa despercebida, sempre foi assim, principalmente pelos cabelos completamente brancos q tem, então passados uns 4 mesitos do acidente, eu ía agarrada a ela na rua, pois n dava um passo sózinha, e um senhor abordou a para lhe dar os pêsames, pensava q eu n me tinha safado, quando a minha mãe sorriu e lhe mostrou q eu tava ali o senhor só dizia - Milagre meu Deus milagre!!!

xinhinhus pa tu da lua

Nanny disse...

Por isso tens a força interior e a vontade de fazer tudo pelos teus, que todos nós conhecemos...

Por isso entras nos hospitais e ralhas com toda a gente... lol

A tua força é fantástica e és uma menina linda! Por dentro e por fora ;)

Beijinhos

paulofski disse...

Olá Sandra. Deixei para uns depois uma leitura mais cuidada à lição de vida que nos contas e deste, aos que te amam, te querem bem, te ajudaram e ajudam, e a nós que só lemos as tuas sentidas e castiças palavras. Não digas a ninguém, ao longo de quase 20 anos em que trabalho no stº antónio, como simples secretário clínico, já presenciei a vários casos, várias pessoas algumas delas jovens, até amigos, que lutaram pela vida e triunfaram, nunca desistiram. Essa tua força é um exemplo para todos, que a vida é para ser vivida, mesmo que seja com algumas limitações, alguem estará presente para apoiar e acompanhar.

Um grande beijinho pra ti.

Sandra. disse...

:))

N vou negar nannyzita :)) se a nossa relação já era forte, mui mais se tornou, criou se um elo inquebravel. Já me disseram q os meus gestos, por exemplo para c o meu pai, foram de gratidão, craro q foram, tudo q sou devo aos meus pais, mas acima de tudo de AMOR.

N ralho, apenas me passo c a falta de humanidade, n só c os meus mas c toda a gente, e sempre q posso e me sinto c razão, falo ;))Sabes q quando se passa por algo assim, aprendemos a ser dependentes ( no verdadeiro sentido da palavra) dos outros, eu fui durante mui tempo dependente de tudo e de todos, é dificil depender, mui dificil, pois as nossas vontades são, tipo, colocadas de lado.

Sabes q axo q a minha força é bruta?? e parva, ás vezes até parece q sou fria, mas derreto me c mui facilidade :)) fraca penso q n sou, assim como axo q nunca fui, sou frágil, pq sou gaja :))

lolollllllll, inda hoje estive c a minha médica e foi só rir pq falamos sobre isso mesmo, venitezas e isso e disse lhe keu tou a fikar belhinha prucósa da case depressão, temos uma relação engraçada, e depois de me medir as tensões mandou me pa cima da desgraçada da balança, e diz me ela:

- quantos??
- os mesmos dótora!!
- MAZÓLHA LÁ, TU N ENGORDAS NEM EMAGRECES??
- :)))))))))))) sou ma gaja inspecial dótora, tá feita pq tem q mistimar!! té já tou c peninha de si :))))

xinhinhus pa tu da lua

Sandra. disse...

:))

oix paulofski

Foi uma lição para mim e para qm comigo aprendeu q "AS CENAS MÁS N ACONTECEM SÓ AOS OUTROS". Agora só posso partilhar esta experiencia, dá la a conhecer, ki ça serve de exemplo.

Assim sendo, já conheces este tipo de realidades, as q correm bem e as q correm mal, sim pq são tantas as q correm mal...

Por um bocadinho n conheces te a minha, eu estive internada no edificio neo-clássico em uci (unidade de cuidados intensivos), agora até fisioterapia têm :)))

Agora ando no novo em cirurgia vascular :)) Se calhar já nos cruzamos :))

Limitação, mas mesmo limitação só correr e saltar, o q n se nota e me faz ter uns problemas meia volta c outras pessoas, pq qm "vê
caras n vê corações", ou seja, a eterna mania de julgar pelas aparencias. Por isso eu n julgo ninguem.

xinhinhus pa tu da lua

Mui mais haveria pa contar.

Tá-se bem! disse...

Afinal aquela cena dos pirolitos não foi da pancada no lavatório! ehehehehe :p

Agora a sério, foi bom partilhares connosco a tua história, pois faz parte de ti e ajuda-nos a conhecer-te melhor.. a tua fé.. e essa alegria de viver!

Passei por momentos dolorosos com a minha querida mãe... e aquilo que sou e que escrevo é em parte uma terapia para mim! (ainda)

Perdia-a quando entrou em coma, mas antes disso contou-me muitas coisas bonitas que viu, só ela...


Beijinhosss Linda ;)e que sejas sempre assim!

Sandra. disse...

:)))

Brinca tássi brinca lolollllllllll espero q tenhas o corpinho no seguro :))

Há cenas do catano, estou a lembrar me de uma q aconteceu alguns meses depois do acidente. No pós coma eu tinha esquecido q fumava, epah era me completamente indiferente o cigarro, lembro perfeitamente de o meu pai fumar no corredor do hospital, pq nakeles tempos era permitido, e eu na boa, n ligava nenhuma ákilo, mas depois no hospital de recuperação ofereceram me tabaco, os colegas q lá andavam para colocação de próteses e outras cenas, ou seja, os q se encontravam a 100% da cabeça, coisa q eu n tava, Eu era uma mocinha novita, eles ligaram se a mim, levavam me a passear no jardim na cadeirita de rodas e tal e cometeram esse erro, me oferecerem tabaco. Eu peguei, infelizmente. Então a forma de eu arranjar tabaco era pedir a qm me visitava, até ao dia em q os meus pais descobriram, e q fizeram?? para eu n mais pedir tabaco a ninguem deram me autorização para fumar dois cigarros por dia, depois das refeições principais, mas desde q fosse só o meu pai a dar me, e assim foi. C o tempo o vicio foi sistikando né? Mas o q queria te dizer mesmo é q, na altura em q eu quase juntava a cabeça c os joelhos, tive uma tia, por afinidades (casou c um tio direito) q um dia no final de uma conversa q os meus pais estavam a ter c o meu tio ela disse alto e bom som, soltando uma brutal gargalhada: "ELA FEZ ISSO POR CAUSA DA BRUTA PANCADA Q LEVOU NA CABEÇA E A DEIXOU MALUKA" esta frase doeu mui, aos meus pais, pq n foi dita em tom de brincadeira, até pq esta minha tia era conhecida de todos pela sua estupidez. Falamos pq é a mulher do meu tio e mãe do meu primo, mas acredita q a magoa se mantém e meia volta ainda leva c uma bokita ó outra na tromba...O engraçado tássi, é q ninguem se esquece deste momento, como deves imaginar a história foi passando de boka em boka, pela familia, e todos mostram o seu desagrado pela atitude q ela teve, ainda hoje. A mim passa me ao largo pq n entro em m3rdas dessas, gosto dela pq é mulher de um tio q amo mui :))

A minha familia ligou se mui a mim, como já disse aki eu fui filha, neta, sobrinha única durante 10 anos, eu sou obrigada a reconhecer q era a bolinha preferida de todos, durante akeles 10 anos n havia outra :)))

Agora brinco c tudo, é a melhor opção, se n fosse assim aposto q andava carregada de medicação, completamente drog e estaria numa cama. BAI DE METRO SATANÁS, keu bou no tócarro !!!


:)) xinhinhus pa tu da lua

nb - vou te mandar um mail

JOTA ENE ✔ disse...

Sabes pq nao li td?

Por receio de ler desgraças q te aconteceram e acontecem a todos nós. Acho q nao mereces apesar de so te conhecer dak e de alguns mail's qdo abordamos outros assuntos.

olha, pede saude e q sejas feliz.

Sandra. disse...

:))

Entendo jotita, são cenas más, mas eu n penso nelas nesse prisma, rapidamente arranjo forma de tirar alguma cena positiva, tem q ser senão num sei como seria :))

Eu sou feliz :)

Continuo a axar q se tivesses lido até ao fim terias compreendido q n contei uma desgraça, ou mais uma como tu dizes, e sim uma experiência, uma lição q aprendi: AS COISAS MÁS N ACONTECEM SÓ AOS OUTROS.

De resto jotita, eu tou bem, apesar de passar momentos mais apertados, felizmente nada faz c q eu deixe de ser qm sou. O 1º pensamento q me ocorre em momentos mais coisos, apertados, é: podia ser mui pior!!

xinhinhus pa tu da lua